sábado, 26 de junho de 2010

processo criativo de: POINT, LIGNE ou Dois de Julho.

|
|
|
texto sobre, provisorio //// texte à propos, provisoire









POINT, LIGNE OU DOIS DE JULHO.
c'est une errance qui, entre bouts de bois colorés et feux d'artifice, s'est transformée en defilé civique sur l'Avenida Sete à l'envers.

POINT, LIGNE OU DOIS DE JULHO.
é uma errância que, entre pedaços de madeira coloridos e fogos de artifício, se transformou em desfile cívico na Avenida Sete ao reverso.

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤
lista de 'organ-palavras' da pesquisa para este solo:
  • vagalume
  • vaguear
  • vague
  • cor: branco
  • sexta-feira em Salvador/BA
  • desfile cívico
  • percurso/trajeto
  • linha
  • ponto
  • bagaceira
  • reverso
  • nudez
  • corpo-tela
  • deslocar > deslizar > descolar
  • fogos de artifício
  • avenida Sete de Setembro, Salvador/BA
  • hino
  • saudade
¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤
olhares externos e colaborações diversas
_ Rita Quaglia
_ Lluis Ayet
_ Thiago Granato
_ Sandro Amaral
_ Emmanuelle Santos
_ Bahar Temiz
_ Thierry Cabrera
_ Pedro Amorim Filho
_ Cida Moura
_ Rémy Héritier
_ Sophia Ribeiro


¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤
'organ-texto' da pesquisa para este solo:
Linha e superfície - livro: O Mundo Codificado de Vilém Flusser.

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤
lista de 'organ-imagens' da pesquisa para este solo

~ todas as imagens-registro de minhas proposições durante o ex.e.r.ce, principalmente:
entrelinhas e ponto, bemvinda primavera, exercices de copie, deslizo desloco parede ou cadeira afetada.

~ 2005, ano em que participei pela primeira vez de um desfile de "Dois de Julho", participando da performance "Dragão da Escola de Dança da UFBA". O que eu podia ver da festa era através das frestas da pesada fantasia de dragão, fazia muito calor, quando chegou meu momento de dançar fora foi uma coreografia do tipo axé, haviam filarmônicas por todos os lados e foguetes também, bêbados, papéis picados e bandeirolas, no fim do dia comi uma feijoada no Largo do Terreiro, no fim deste mês recebi meu cachê-estudante R$ 30,00. Nesta experiência estética estava: Pi + Iara Sales + Jaquelene Linhares + Janahina Cavalcante + outros estudantes de graduação da Escola de Dança/UFBA. ah! e tudo que eu queria ver era a tal "cabôca", fiquei decepcionada com o manequim de plàstico fantasiado de índio!

~ 2008, ano em que participei pela ultima vez de um desfile de "Dois de Julho", participando numa roda de capoeira de rua promovida pelo N'zinga e pela FICA.

~ 1995, ano em que minha tia Tidinha me levou para o primeiro desfile cívico da minha vida, "Independência do Brasil - 7 de setembro" na Avenida Afonso Pena em Belo Horizonte.

~ 2003, primeiros segundos do ano, em Pirenópolis/Goiàs, momento em que eu soltei foguetes e todos estàvamos de branco, entre afetos: meu pai, Zita, Anand, Amina [autora da fotografia] e Clarisse Valadares.
[foto: eu e o meu pai, Julio de Oliveira]


~ 2009, ano em que cheguei à Igreja do Nosso Senhor do Bonfim - Lavagem do Bonfim no exato momento em que cantava-se o hino e disparavam os fogos de artifício + instante em que fiz meus desejos amarrando a fitinha no gradil da igreja. Um dos meus pedidos: passar na audição do ex.e.r.ce. Como diz o outro: quem tem fé vai à pé!

+ youtubes:
Video para o tô na tv
[texto do link youtube]




A embriaguez, o patriotismo, o senso de artista, o cortejo, a licenciosidade de apresentar-se quase nu em um cortejo cívico, onde é permitida a cerveja, o samba, a dança... Um regente do hino brasileiro, e um descaso com a própria dignidade. Como diz um bordão conhecido: Isto é Brasil! [texto do link youtube]



¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤
frestras do primeiro ensaio geral 25/06/2010

0 comentários: