quinta-feira, 3 de junho de 2010

corpo e imagens com crianças /// corps et image avec enfants

Nesta semana dedicada aos laboratórios de trabalho individual meus experimentos aconteceram de modo outro. Ministrei um atelier de criação em dança e fotografia para uma turma de crianças de oito e nove anos da École Jules Verne [montpellier-fr]. Esta atividade integrou a programação do projeto pedagógico do CCN-Montpellier coordenado por Fanny Delmas [relações públicas do CCN].

O trabalho desenvolvido com a turma [21 crianças] da professora Frédérique Bouix teve como propósito estimular a reflexão sobre memória corporal, escritura coreográfica e imagem fotográfica através da ludicidade. Uma das razões pelas quais eu escolhi me dedicar neste laboratório ao trabalho pedagógico foi traçar paralelos deslocados com a oficina videodançar ministrada em 2009 na fundação pierre verger em salvador/ba. Porém o fato de usar a fotografia, como imagem confluente com corpo/dança, e não o vídeo, apontou possibilidades de natureza absolutamente distintas me confirmando a importância de se atentar ao dispositivo. Então o paralelo não pode ser traçado em relação aos questionamentos levantados pelas crianças no brasil e frança, mas sim quanto aos aspectos mais subjetivos, tais como curiosidade e a disponibilidade, e é interessante que inclusive as diferentes reações são diretamente ligadas à natureza do dispositivo e a como este pertence ao contexto social das crianças.

Nós trabalhamos com a lomografia, mais especificamente com o aparelho 'actionsampler', cujo mecanismo captura num clique uma sequência de 4 fotos durante 1 segundo.  O objetivo de desenvolver uma atenção criativa sobre a memória corporal esmiuçando fotograficamente o percurso do movimento foi intensificado pelo curioso fato de que as crianças nunca haviam visto um filme fotográfico. Então a relação tornou-se ainda mais preciosa e atenciosa com todo o processo criativo, propus dinâmicas que venho desenvolvendo através do "desloco" e foi uma ótima oportunidade de testar procedimentos, entender que eles podem funcionar tanto para uma obra coreográfica, um trabalho em vídeo, quanto para um processo de aprendizagem, ampliando possibilidades através de deslocamentos.


galeria de fotos >>>>> galerie de photos >>> por/par My-Linh Nguyên 




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